CHAMADA PARA O CURSO EXTENSÃO DIREITOS HUMANOS NA SAÚDE 6ª EDIÇÃO

Atualizado: 13 de mai.


O Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde (LIDHS) torna público que estão abertas as inscrições, no período de 16 a 20 de maio de 2022, para o processo seletivo do CURSO EXTENSÃO - ABORDAGENS DOS DIREITOS HUMANOS NA SAÚDE- 6ª edição – 2022, com início no dia 21 de junho e término no dia 09 de agosto de 2022. As inscrições para participação serão realizadas por meio do formulário eletrônico disponibilizado neste link: https://forms.gle/S4s3sreQbVpYgmWS8.


O Curso visa oferecer subsídios para a reflexão e compreensão do processo de construção e formulação da estrutura, dos conteúdos e do sistema de garantia dos direitos humanos (DH) aplicados à saúde, visando a sensibilização e o desenvolvimento de habilidades para a atuação interdisciplinar e colaboração interprofissional de integração entre DH e saúde. É dada especial ênfase ao fortalecimento de um sistema de advocacy que garanta a responsabilização social e governamental de modo a alcançar o mais alto padrão de saúde possível, especialmente, em relação a grupos em contextos de vulnerabilidades.

O curso conta com o apoio de instituições e organizações parceiras, com ampla experiência de atuação na Saúde e Direitos Humanos, no seu planejamento e realização. São elas: ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, CEPIA – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação, e a Coordenação de Tutela Coletiva e Saúde da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – DPERJ.

Serão disponibilizadas 70 vagas no total para realização do curso da seguinte forma:

  • 20 (dez) para profissionais do SUS;

  • 10 (dez) vagas para servidores, estagiários, defensores e residentes da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro;

  • 10 (dez) para profissionais de outros órgãos públicos interessados, priorizando-se aqueles que possuam inserção no campo jurídico, educação e social;

  • 20 (dez) para profissionais de organizações não governamentais;

  • 10 (dez) estudantes universitários, preferencialmente, de instituições públicas.

Os candidatos devem ter nível superior ou estar cursando graduação em fase de estágio profissional.

As vagas serão distribuídas considerando-se a ordem cronológica do envio do formulário de inscrição devidamente preenchido, o quantitativo de vagas por categoria e a distribuição proporcional entre as regiões brasileiras de origem dos candidatos, limitando-se o número de participantes de um mesmo órgão ou instituição. As vagas não preenchidas por uma categoria serão utilizadas para contemplar as demais proporcionalmente. Os candidatos que já realizaram o curso serão excluídos. Serão considerados apenas os requerimentos com todas as informações completas e corretamente preenchidas no formulário eletrônico.

Resultado da seleção: Será publicado no dia 30 de maio de 2022, na página https://www.lidhs-ufrj.org/ e comunicado ao candidato pelo e-mail indicado. Os selecionados devem confirmar a inscrição até dia 01 de junho. As vagas não preenchidas na primeira chamada serão redistribuídas, seguindo-se os critérios acima explicitados. O resultado da segunda chamada será publicado na página do LIDHS e para o e-mail do candidato no dia 02 de junho, também sujeita à confirmação do candidato até o dia 04 de junho de 2022.

Realização: O curso será realizado entre o dia 21 de junho a 09 de agosto de 2022, às terças-feiras, das 17h às 20:30h de modo virtual (google meet). Além das atividades presenciais estão previstas atividades assíncronas. A carga horária total do curso é de 30h.

Certificação: O curso será certificado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, exigindo-se presença mínima de 75 % e avaliação das atividades.

O LIDHS-IESC/UFRJ e as organizações parceiras, ABIA, CEDAPS, CEPIA e DPERJ, poderão divulgar no canal do YouTube e nos seus sites a transmissão das aulas e discussões na sala de conferência. Deste modo a decisão de participação de cada evento, pressupõe expressa concordância a respeito da divulgação de dados e conteúdo neles envolvidos. As/os candidatos/as devem possuir os recursos necessários de informática e acesso à internet para participação, incluindo câmera e local adequado para sua participação no curso.


Rio de Janeiro, 12 de maio de 2022

Prof.ª Miriam Ventura da Silva - Coordenadora

Professora Associada IESC/UFRJ SIAPE 2793901



1.031 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo