Conclusão da disciplina “Saúde Global e Direitos Humanos” do PPGSC/IESC/UFRJ

O que vem acontecendo: No dia 23/03/2021, foi concluída a disciplina “Saúde Global e Direitos Humanos” oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSC/IESC/UFRJ). Coordenada pelos docentes Miriam Ventura e Richard Parker, as sessões foram transmitidas remotamente e organizadas pelo mestrando Renato Maciel Dantas. Contamos com a participação especial de palestrantes convidados do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos do PPDH/NEPP e da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids - ABIA.


A participação de pós-graduandos oriundos de outros programas de mestrado e doutorado e interessados externos de ONGs enriqueceram as discussões e favoreceu a articulação interinstitucional. Os participantes reafirmaram a pertinência e a urgência da inclusão da discussão sobre as conexões entre Saúde Global e Direitos Humanos, em perspectiva interdisciplinar na formação em Saúde Coletiva.


Neste ano, a problemática da pandemia da COVID-19 trouxe à discussão de forma mais contundente as fissuras da Saúde Global e dos Direitos Humanos, que vinham sendo apontadas em versões anteriores, nas respostas à crise sanitária internacional. As questões humanitárias que envolvem as periferias nas megacidades foram abordadas pelo nosso convidado, Prof. Pedro Cláudio Cunca Brando Bocayuva Cunha, professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/NEPP-DH)/UFRJ, que em brilhante exposição nos trouxe reflexões importantes e pode ser acessada aqui. No encerramento do curso, o Professor Richard Parker apontou os desafios sobre a Governança Global e a COVID-19 sinalizando a importância da continuidade dessa discussão no próximo período.


O que vem por aí: Em maio de 2021, será ofertada no âmbito do PPGSC/IESC/UFRJ a disciplina "Tópicos Especiais em Saúde Coletiva: da Pandemia da AIDS à da COVID-19 e a (RE)Invenção da Saúde Global". As inscrições para pós-graduandos da UFRJ devem ser realizadas no SIGA, a partir do dia 17/04/2021, e para interessados externos por meio de solicitação de inscrição aos docentes. Aguarde mais informações em breve.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo