O Prêmio Defensorar lançado em 2024 pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro tem o objetivo de reconhecer projetos desenvolvidos em prol da defesa dos direitos e o acesso à justiça em diferentes âmbitos da sociedade.
Na categoria Promoção de Acesso à Saúde, a professora e doutora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, Miriam Ventura da Silva, também coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde, recebeu a indicação para o prêmio que é conferido a pessoas e iniciativas que trabalham em prol do acesso à justiça e na defesa dos direitos da sociedade. A instituição descreve a candidata como:
" (...) Miriam Ventura tem sido uma figura central na promoção de atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão entre a DPRJ e a UFRJ. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, a parceria tem permitido que alunos do curso de graduação em saúde coletiva realizem estágios na Coordenação de Saúde da Defensoria, contribuindo para a formulação de projetos de intervenção baseados em necessidades identificadas em conjunto com os professores do IESC. Além de orientar e supervisionar os estagiários, a professora também foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho de Monitoramento do Grau de Desempenho dos Municípios no Enfrentamento às Arboviroses, realizado em 2023 e no início de 2024. A criação de uma matriz que indica as principais dificuldades na manutenção das atividades de rotina e no enfrentamento de pandemias demonstra seu compromisso e dedicação incansável em prol da saúde coletiva."
A premiação conta com 10 categorias diferentes consideradas fundamentais para a promoção da igualdade e da cidadania. Cada uma, possui três indicados e a votação vai até o dia 16 de agosto, não perca!
A votação desta e de outras categorias pode ser feita através do site: https://defensoria70anos.rj.def.br/premio-defensorar/
Contamos com seu voto!
Comentarios