top of page
EQUIPE
COORDENAÇÃO
mirian.jpg
Miriam Ventura
Advogada, Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz (2012), Pós-doutora pelo Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública – Universidade São Paulo (2020). É professora associada no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IESC e Faculdade Medicina da UFRJ, na linha de pesquisa “Construção social do acesso à saúde: interfaces entre sujeitos, direitos e políticas”. Integra o Conselho Diretor da CEPIA – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação. Atuou como advogada de 1984-2007, e nas coordenações das assessorias jurídicas de organizações não governamentais: Pela Vidda (1989), ABIA (1989), Advocaci (2001), na defesa dos direitos humanos das pessoas com HIV/Aids e dos direitos sexuais e reprodutivos. De 2007-2012 desenvolveu pesquisas na ENSP/Fiocruz sobre temas da bioética, ética em pesquisa e judicialização da saúde. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e do Direito, principalmente nos seguintes temas: ética em pesquisa, direitos humanos e direito à saúde, direito sanitário, judicialização da saúde, acesso à saúde e à justiça, direitos sexuais e reprodutivos, saúde global e incorporação de novas tecnologias nos sistemas de saúde. É autora de diversos livros e artigos científicos.
richard.jpg
Richard Parker
Antropólogo, Doutor em Antropologia pela University of California (1988) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). É Professor Visitante Sênior no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Titular Emérito - Columbia University de Ciências sócio-médicas e Antropologia, em Nova Iorque, EUA. Diretor Presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar da Aids. Editor-chefe da revista científica Global Public Health: An International Journal for Research, Policy and Practice, publicada pela Editora Routledge, de Londres. Desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: saúde global e direitos humanos, construção social e cultural de gênero e sexualidade, dimensões sociais do HIV e AIDS e a relação entre desigualdade social, saúde e doença. É autor de diversos livros e artigos científicos.
PESQUISADORES
FOTO_NEIDE.jpeg
Neide Emy Kurokawa e Silva
Psicóloga. Pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Professora associada no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma das fundadoras do LIDHS. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IESC e Faculdade Medicina da UFRJ na linha de pesquisa “Construção social do acesso à saúde: interfaces entre sujeitos, direitos e políticas”. Representa o IESC na Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Atuou no Serviço Ambulatorial Especializado em DST/AIDS em São Paulo-SP, coordenando ações de prevenção e promoção da saúde junto à população, capacitação e treinamentos de profissionais de saúde. Desenvolve atividades de docência, pesquisa e extensão na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, principalmente nos seguintes temas: comunicação na prevenção e promoção da saúde; cuidado em saúde; tecnologias sociais e inovação na educação em saúde; ciência, tecnologia e engajamento comunitário na pesquisa; itinerários terapêuticos, acesso à saúde e Direitos Humanos.
luciana.tif
Luciana Simas
Advogada. Doutora em Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva (PPGBIOS / UFRJ) (2019), com intercâmbio na Universidade da Flórida - Levin College of Law (2016). Mestre em Direito e Sociologia (UFF); especialista em Direito Público, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultora da UNODC/ONU, no Programa Justiça Presente do Conselho Nacional de Justiça. Integra o LIDHS/IESC/UFRJ como consultora/pesquisadora externa. Foi Pesquisadora Visitante na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/FIOCRUZ), tendo experiência como consultora jurídica em projetos com pesquisa empírica e no magistério, nas áreas de Direito à Saúde, Sociologia Jurídica, Prática Jurídica, Criminologia e Direitos Humanos.
MEMBROS DISCENTES
cesar.jpg
César Augusto Paro
Fonoaudiólogo. Doutorando em Saúde Coletiva no Programa Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IMS/UERJ (2017), Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, ENSP/FIOCRUZ (2017). Realizou Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, IESC/UFRJ (2013-2015). Vem atuando como consultor em direitos humanos e educação popular em saúde no Rio de Janeiro e em outros municípios brasileiros junto a organizações não-governamentais, como CEPIA, Grito dos Excluídos e Grupo Pela-Vidda. Integra o Grupo Temático de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT EPS ABRASCO) e o Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas temáticas de: educação em saúde; educação permanente em saúde; educação na saúde; promoção da saúde e prevenção de doenças; cuidado em saúde; integralidade em saúde; práticas artísticas em saúde; e teatro para não-atores.
renato.jpg
Renato Maciel Dantas
Enfermeiro e administrador, especialista em Gestão em Saúde e em Vigilância em Saúde Ambiental. Atualmente, é mestrando no Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Com atuação em saúde pública desde 2008, quando iniciou atividades no Núcleo de Análise de Situação de Saúde (NASS) da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Fiocruz). Atuou como assistente de pesquisa no Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP/Fiocruz) e consultor no Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde, na região amazônica. Integrou o Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (FPSSP), e desenvolveu atividades como enfermeiro voluntário na Pastoral Carcerária do Rio de Janeiro. Desenvolve estudos sobre direitos humanos, direito à saúde, itinerários terapêuticos, judicialização da saúde e acesso à saúde e à justiça.
MEMBROS COLABORADORES
DISCENTES
MARIA GORETTI TÔRRES BEZERRA
Bacharel em Direito. Mestranda do PPGSC/IESC-UFRJ, desenvolve estudo sobre o direito ao acesso a medicamentos e judicialização da saúde.
http://lattes.cnpq.br/3549927761161458 
PRISCILLA DE OLIVEIRA TAVARES
Enfermeira. Mestranda do PPGSC/IESC-UFRJ, desenvolve pesquisa empírica sobre o acesso à atenção integral à saúde na rede SUS a partir das experiências dos usuários que buscam atendimento na Câmara de Resolução de Litígios em Saúde no Município do Rio de Janeiro.
http://lattes.cnpq.br/8886818408901632
ISABELA CARDOSO NASCIMENTO
Bacharel em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Mestranda do PPGSC/IESC-UFRJ, Ciências Sociais e Humanas em Saúde (IESC/UFRJ).. Tem experiência profissional como Intérprete de Libras em escola da Rede Municipal de Ensino (RJ). Áreas de interesse: Ciências Sociais e Humanas em Saúde, Direitos Humanos em Saúde, Educação em Saúde, Atenção Básica, Saúde na Escola, Saúde da Pessoa Surda e Surdez.
http://lattes.cnpq.br/6666278222707348
bottom of page