
PT
PT
EN
EQUIPE
COORDENAÇÃO

Miriam Ventura
Advogada, Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz (2012), Pós-doutora pelo Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública – Universidade São Paulo (2020). É professora associada no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IESC e Faculdade Medicina da UFRJ, na linha de pesquisa “Construção social do acesso à saúde: interfaces entre sujeitos, direitos e políticas”. Integra o Conselho Diretor da CEPIA – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação. Atuou como advogada de 1984-2007, e nas coordenações das assessorias jurídicas de organizações não governamentais: Pela Vidda (1989), ABIA (1989), Advocaci (2001), na defesa dos direitos humanos das pessoas com HIV/Aids e dos direitos sexuais e reprodutivos. De 2007-2012 desenvolveu pesquisas na ENSP/Fiocruz sobre temas da bioética, ética em pesquisa e judicialização da saúde. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e do Direito, principalmente nos seguintes temas: ética em pesquisa, direitos humanos e direito à saúde, direito sanitário, judicialização da saúde, acesso à saúde e à justiça, direitos sexuais e reprodutivos, saúde global e incorporação de novas tecnologias nos sistemas de saúde. É autora de diversos livros e artigos científicos.

Richard Parker
Antropólogo, Doutor em Antropologia pela University of California (1988) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). É Professor Visitante Sênior no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Titular Emérito - Columbia University de Ciências sócio-médicas e Antropologia, em Nova Iorque, EUA. Diretor Presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar da Aids. Editor-chefe da revista científica Global Public Health: An International Journal for Research, Policy and Practice, publicada pela Editora Routledge, de Londres. Desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: saúde global e direitos humanos, construção social e cultural de gênero e sexualidade, dimensões sociais do HIV e AIDS e a relação entre desigualdade social, saúde e doença. É autor de diversos livros e artigos científicos.
PESQUISADORES

Neide Emy Kurokawa e Silva
Psicóloga. Pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Professora associada no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma das fundadoras do LIDHS. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IESC e Faculdade Medicina da UFRJ na linha de pesquisa “Construção social do acesso à saúde: interfaces entre sujeitos, direitos e políticas”. Representa o IESC na Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Atuou no Serviço Ambulatorial Especializado em DST/AIDS em São Paulo-SP, coordenando ações de prevenção e promoção da saúde junto à população, capacitação e treinamentos de profissionais de saúde. Desenvolve atividades de docência, pesquisa e extensão na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, principalmente nos seguintes temas: comunicação na prevenção e promoção da saúde; cuidado em saúde; tecnologias sociais e inovação na educação em saúde; ciência, tecnologia e engajamento comunitário na pesquisa; itinerários terapêuticos, acesso à saúde e Direitos Humanos.

Luciana Simas
Advogada. Doutora em Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva (PPGBIOS / UFRJ) (2019), com intercâmbio na Universidade da Flórida - Levin College of Law (2016). Mestre em Direito e Sociologia (UFF); especialista em Direito Público, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultora da UNODC/ONU, no Programa Justiça Presente do Conselho Nacional de Justiça. Integra o LIDHS/IESC/UFRJ como consultora/pesquisadora externa. Foi Pesquisadora Visitante na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/FIOCRUZ), tendo experiência como consultora jurídica em projetos com pesquisa empírica e no magistério, nas áreas de Direito à Saúde, Sociologia Jurídica, Prática Jurídica, Criminologia e Direitos Humanos.
MEMBROS DISCENTES

César Augusto Paro
Fonoaudiólogo. Doutorando em Saúde Coletiva no Programa Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IMS/UERJ (2017), Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, ENSP/FIOCRUZ (2017). Realizou Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, IESC/UFRJ (2013-2015). Vem atuando como consultor em direitos humanos e educação popular em saúde no Rio de Janeiro e em outros municípios brasileiros junto a organizações não-governamentais, como CEPIA, Grito dos Excluídos e Grupo Pela-Vidda. Integra o Grupo Temático de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT EPS ABRASCO) e o Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas temáticas de: educação em saúde; educação permanente em saúde; educação na saúde; promoção da saúde e prevenção de doenças; cuidado em saúde; integralidade em saúde; práticas artísticas em saúde; e teatro para não-atores.
