• César Augusto Paro

Integrantes do LIDHS ofertam disciplinas optativas para graduandos da UFRJ

Atualizado: Mar 12

Neste segundo período letivo da graduação, a área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva está ofertando três disciplinas optativas para o graduandos em Saúde Coletiva da UFRJ e que são eletivas para estudantes de cursos da área da saúde e de outras áreas que estejam interessados nas temáticas abordadas.

Estas disciplinas teóricas serão ofertadas na modalidade remota, com encontros síncronos semanais que serão complementados com atividades assíncronas. Devido ao fato da pandemia da COVID-19 ainda continuar sendo um complexo problema de saúde global, ela será tematizada em cada um dos cursos a partir de suas particularidades, abordando as dimensões política, legal, econômica, social e sanitária, bem como as implicações para o cuidado em saúde.


Confira aqui maiores informações de cada um dos cursos:


ISC016 Determinantes Sociais na Saúde Ementa: Histórico e conceito dos Determinantes Sociais em Saúde. Condições socioeconômicas e culturais e sua relação com a saúde. Condições e estilos de vida e as repercussões na saúde. Contextualização das condições de vida e trabalho no Brasil.Carga Horária: 30 horas (2 créditos) Período: Sextas-feiras, das 15:00 às 17:00, com início em 26/03/21 Docente: César Augusto Paro (cesaraugustoparo@iesc.ufrj.br)* * Por questões técnicas, é a docente Miriam Ventura que está temporariamente cadastrada como responsável na plataforma SIGA.


ISC023 Direito Sanitário Internacional Ementa: Declarações internacionais e regionais de Direitos Humanos e o Direito à saúde. Sistema sanitário internacional e regional. Normas sanitárias internacionais e regionais (Mercosul). Organizações Internacionais (OMS, OPAS, OIT, OMC) e o direito sanitário. Regulamento sanitário internacional. Direito sanitário internacional no âmbito da saúde do trabalhador, saúde e ambiente, saúde e consumo. Carga Horária: 30 horas (2 créditos) Período: Quartas-feiras, das 10:00 às 12:00, com início em 08/04/21 Docente: Miriam Ventura (miriam.ventura@iesc.ufrj.br) ISC047 Tópicos Especiais em Ciências Sociais e Saúde (Tema: Apoio matricial, trabalho em equipe e processo grupal)

Ementa: Aspectos históricos, conceituais e tipologias do trabalho em equipe. Apoio Matricial: definições, metodologias e experiências nacionais e internacionais. Processo de trabalho em saúde. Dinâmicas interpessoais e suas implicações no cuidado. Processos grupais nos processos de educação permanente em saúde e educação em saúde. Integralidade no cuidado. Carga Horária: 30 horas (2 créditos) Período: Sextas-feiras, das 08:00 às 10:00, com início em 26/03/21 Docente: César Augusto Paro (cesaraugustoparo@iesc.ufrj.br)*

* Por questões técnicas, é a docente Miriam Ventura que está temporariamente cadastrada como responsável na plataforma SIGA.

Conforme Calendário Acadêmico estabelecido pelo Conselho Universitário, o período de inscrições na plataforma SIGA/UFRJ acontece de 08 a 16 de março de 2021, exceto para os cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina e o curso de Medicina do campus Macaé, cujos graduandos terão possibilidade de matrícula nestas disciplinas somente no período de alteração de pedidos, que ocorre de 22 de março a 01 de abril de 2021 para tais cursos.


Texto: César Augusto Paro

187 visualizações0 comentário