top of page

LIDHS oferta disciplina de pós-graduação sobre Pandemias e Saúde Global

Atualizado: 13 de abr. de 2021

O LIDHS ofertará disciplina optativa na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde a alunos de pós-graduação (stricto sensu) para o semestre eletivo 2021.1


Docentes do Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde (LIDHS) pertencente ao Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) ofertarão aos interessados pela área de Ciências Sociais e Humanas a disciplina “Tópico Especial em Saúde Coletiva: da pandemia da AIDS à da COVID-19 e a (re)invenção da saúde global”, voltada a alunos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da UFRJ e alunos externos interessados pelo tema.


O curso abordará uma perspectiva mais ampla da relação entre a pandemia da AIDS (a última do século XX) e a da COVID-19 (a primeira do século XXI), e como essas duas grandes pandemias impactam o campo da saúde global.



As inscrições ocorrerão entre os dias 17 e 27 de abril de 2021. Os alunos da UFRJ deverão se inscrever através da plataforma SIGA/UFRJ e aos alunos externos deverão realizar inscrição através deste formulário eletrônico.


ISC868 Tópico Especial em Saúde Coletiva: da pandemia da AIDS à da COVID-19 e a (re)invenção da saúde global.


Ementa: “Inventando AIDS” nos anos 1980 (e “Inventando Saúde Global” na resposta frente à AIDS). Construindo um movimento global contra a AIDS nos anos 1990. Escalonando a resposta global frente a epidemia nos anos 2000. Prometendo o fim da aids nos anos 2010. O tsunami de COVID-19, a reinvenção da saúde global e seus principais desafios na década de 2020.


Carga Horária: 15 horas Crédito: 1.0 Nº de Vagas: 25


Período: 04/05/21 à 01/06/21


Os encontros síncronos da disciplina ocorrerão semanalmente às terças-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, através da plataforma Google Meet.


Docentes: Coordenador - Prof. Richard Guy Parker (professor visitante sênior). Colaboração - Profª. Miriam Ventura (professora associada).


Assistente: Mestrando Renato Maciel Dantas.


56 visualizações0 comentário
bottom of page