top of page
Uma imagem, uma mensagem... expressões de profissionais de saúde no contexto da COVID-19

Descrição: Diante da magnitude e rapidez da pandemia provocada pela COVID-19, os trabalhadores da saúde mal puderam se apropriar das poucas informações sobre a doença e já precisaram assumir a linha de frente do cuidado às pessoas afetadas. Além disso, lidam com a escassez de equipamentos para esse cuidado e de biossegurança, com a necessidade/obrigatoriedade de ampliarem os turnos de trabalho e com o convívio cotidiano de adoecimento e morte, incluindo colegas de trabalho. Ao lado das manifestações públicas de reconhecimento pelo seu trabalho, os trabalhadores da saúde – diante das vulnerabilidades pessoais e do sistema para desenvolverem suas atividades – experienciam temores, angústias, revoltas, mas também têm ideias e propostas. Considerando tal panorama e tendo como referência os aportes da pedagogia crítico-problematizadora e das narrativas em saúde, buscou-se neste projeto contribuir para mitigar o sofrimento dos trabalhadores da saúde por meio do compartilhamento de imagens e mensagens produzidas por eles nas mídias sociais (Facebook e Instagram).

 

Objetivo do projeto: promover a expressão e elaboração dos sentimentos decorrentes dos contextos social, pessoal e profissional gerados pela pandemia do COVID-19, por meio de um espaço para o compartilhamento de sentimentos, denúncias e ideias de trabalhadores que atuam em serviços de saúde, no contexto da pandemia.

 

Período de realização: março de 2020 a maio de 2021.

 

Coordenação: Neide Emy Kurokawa e Silva (neks@iesc.ufrj.br) e César Augusto Paro (cesaraugustoparo@iesc.ufrj.br).

 

Contato eletrônico do projeto: educacaoemsaude@iesc.ufrj.br

Memória das Narrativas

Narrativa audiogravada “Dia de Nascer” de Nilcéia Figueiredo

dia de nascer.jpg

Equipe do projeto

Redes sociais do projeto

  • Facebook
  • Instagram

ACERVO DAS PRODUÇÕES

Livro “Uma imagem, uma mensagem: narrativas de um projeto de extensão no contexto da COVID-19” (2021):

colage5_edited.jpg

Narrativa “Da janela da minha casa” de lançamento do projeto (2020):

Devolutiva dos extensionistas aos colaboradores (2021):

Lançamento do livro do projeto no Festival do Conhecimento da UFRJ (2021):

Divulgação do projeto apresentado no Festival do Conhecimento da UFRJ (2020):

Comunicação “De Darwin aos ‘heróis da linha de frente’ na pandemia de COVID-19: narrativas de pessoas, narrativas sobre a humanidade” apresentado no Darwin Day da UFRJ (2021):

Roda de conversa “Imagens e narrativas da pandemia: uma conversa com trabalhadores de saúde” desenvolvida no Festival do Conhecimento da UFRJ (2020): 

Painel temático “O papel da extensão universitária e do sanitarista no contexto da pandemia do coronavírus” com participação da extensionista Karina Corrêa no Festival do Conhecimento da UFRJ (2020):

Mesa-Redonda no V Comunidança com participação do extensionista César Paro:

bottom of page