top of page

Extensionistas do projeto "Uma imagem, uma mensagem" lançam livro no Festival do Conhecimento/UFRJ

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Esta semana ocorre a segunda edição do Festival do Conhecimento da UFRJ, um espaço virtual de encontro e de divulgação da produção científica e cultural da UFRJ. A primeira edição no ano passado teve como temática "Universidade Viva" e, neste ano, a UFRJ convida a comunidade acadêmica a pensar nos "Futuros Possíveis", o que, na visão da Reitora Denise Pires, traz uma perspectiva de pensar o amanhã no nosso país e no mundo a partir da construção do presente: "os futuros são possíveis, se pudermos incidir no presente", afirma.



O encontro se dará totalmente por via remota e é gratuito e aberto ao grande público. A programação conta com 500 lives, 50 transmissões ao vivo de mesas com convidados especiais e apresentações culturais, além de 700 vídeos de atividades gravadas. A programação completa pode ser acessada aqui e as inscrições de ouvintes continuam abertas até o dia 16/07.


Dentre as mesas convidadas, estará o lançamento do livro "Uma imagem, uma mensagem: narrativas de um projeto de extensão no contexto da COVID-19" desenvolvido pelos integrantes do LIDHS a partir do projeto de extensão "Uma imagem, uma mensagem: expressões de profissionais de saúde no contexto da COVID-19". Este projeto que ocorreu de março de 2020 a maio de 2021 teve como objetivo de mitigar o sofrimento de profissionais de saúde diante da pandemia, promovendo a expressão e elaboração dos seus sentimentos e leituras do cotidiano por meio de imagens e mensagens.


Nesta publicação, a equipe envolvida no projeto compartilha com os trabalhadores da saúde e com a comunidade acadêmica as narrativas produzidas durante este agir extensionista, entendendo que o olhar para o vivido pode nos ajudar a compreender tanto os desafios experienciados pelos trabalhadores quanto as reconstruções possíveis de si e das práticas de saúde, bem como gerar aprendizados sobre o cotidiano extensionista em períodos de distanciamento físico, quando o ambiente virtual se torna um imperativo sanitário. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (15/07), das 11:30 às 13:30, no canal do Youtube da Extensão UFRJ.






104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page